Com o intuito de levar as marcas a ajudar o consumidor na hora de fazer a separação de resíduos a Sociedade Ponto Verde (SPV) lança uma nova iconografia de reciclagem. Novos ícones que, a partir de agora, poderão ser utilizados nas suas embalagens com o objetivo de ajudar o consumidor a reciclar mais e melhor.

Aos já bem conhecidos selos iconográficos dos ecopontos azul, verde e amarelo juntam-se agora novos selos com legenda. Com estes novos ícones as embalagens passam a ter dicas e regras mais precisas de separação de resíduos. Estes ícones vêm identificar cada componente de embalagem e os seus diferentes tipos de material e indicar quais os procedimentos recomendados antes da colocação no ecoponto.

Para que este seja um processo igualmente fácil e claro para as marcas, a SPV desenvolveu um “Manual de Normas de Iconografia de Reciclagem”, uma ferramenta base com todas as recomendações de aplicação gráfica dos diversos selos/ícones.

Os novos ícones podem agora ser aplicados pelas empresas/marcas que têm por objetivo contribuir para a promoção de mais e melhor reciclagem e para tal podem contar com o apoio técnico e especializado da SPV na transição para esta iconografia.

Este projeto resulta das ferramentas de ecodesign desenvolvidas pelo projeto Ponto Verde LAB, uma iniciativa da SPV cujo foco é o aumento da reciclabilidade.

Reciclar é prevenir
e prevenir é inovar.